Marco Civil da Internet: avanço ou retrocesso? - Banco de redações


Marco Civil da Internet

Enviada em: 06/04/2014

Status:

Corrigida
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   Se por um lado, o avanço tecnológico da internet proporciona qualidade na vida das pessoas(,) como(:) utilização na medicina, na educação e facilidade ao acesso da à informação. (;) Por outro lado, será necessário criar normas, regulamentações e leis para o bom convívio entre as pessoas.

   Primeiramente, o uso da internet permite aos profissionais na área da medicina fazer cirurgias sem que necessariamente o médico esteja na sala de operação. Através de equipamentos eletrônicos, manuseando remotamente permite que a cirurgia seja feito feita à distância com a mesma eficiência como se o especialista tivesse na sala de operação.

   Posteriormente, a educação a distância evoluiu muito com o uso (da) internet. Um aluno que está aprendendo inglês, por exemplo, possui facilidade, além de custos menores em ter aulas com professores em outros países de forma online, isto é, em tempo real, sem a necessidade do aluno se locomover fisicamente até a sala de aula.

   Naturalmente, para evitar um retrocesso na evolução humana com o uso ilícito ou indevido da internet, será necessário adaptar as leis existentes ou até mesmo criar novas com o amparo da Constituição Federal Brasileira, para evitar crimes ou até prevenir conflitos futuros com a sociedade mundial e prevenir ações criminosas.

    Conclui-se, que o uso da internet é um avanço para a vida e o bem estar das pessoas, desde que, cada país(,) individualmente e em conjunto*, estabeleça leis e ao mesmo tempo proporcionar proporcione que suas nações tenham tais conhecimentos, isso para existir respeito e obediência para um convívio mundial melhor e pacífico com o uso da internet.

Comentários do corretor


* Trecho incoerente. Individualmente e em conjunto? Como seria isso?

O texto não explora o tema proposto. A questão a ser abordada não era a importância da internet em diferentes contextos mas sim o Marco Civil da Internet, projeto de lei em tramitação no país.

Leia atentamente a proposta e a coletânea antes de começar a escrever seu texto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente