Os recentes acontecimentos marcados pelos crimes cometidos via internet, tais como bullying, abusos contra menores e invasões de privacidade evidenciam a falta de regulamentações por parte das entidades públicas que recorram ao impedimento de tais infrações*. Com o marco civil da internet, inicialmente, poderá tranquilizar os internautas enquanto estes estiverem fazendo uso da ferramenta.
É preciso, primeiramente, considerar que o meio virtual, isto é, a internet(,) é um ambiente irrestrito, ou seja, não há mecanismos que identifiquem indivíduos que entram ou sai saem da rede virtual. Crianças e jovens, portanto, caem nas armadilhas dos anônimos. Adultos, no entanto, não escapam dessa emboscada. Um exemplo disso foi o caso da atriz da Rede Globo Carolina Dieckmann que teve suas fotos íntimas roubadas e, posteriormente, expostas pela internet para o mundo todo. Isso causou grande repercussão nacional e internacional e, consequentemente, foi criada a lei Carolina Dieckmann(,) para que não se persista casos semelhantes.
Por outro lado, os crimes que permanecem na rede virtual não se limitam a invasão de privacidade, mas a um amplo repertório de infrações. É justamente a isso que a lei deve se voltar, ou seja, a uma infinidade de transgressões que se persistem no dia a dia dos internautas porque não há restrições severas que contenham tais ações.
Dessa forma, a sociedade deveria receber essa lei de braços abertos, pois ela se baseia numa série de medidas capazes de mudar o atual cenário no qual estamos inseridos. (,) Não esquecendo que a parceria da população também é de total importância. Em suma, a participação da lei e dos cidadãos são de fato medidas enérgicas que favoreceriam ao bem estar dos frequentadores usuários da internet.
Comentários do corretor
* Trecho confuso.
Atenção à concordância de número (singular e plural), à coesão dentro dos períodos e à escolha adequada das palavras.
O texto explora o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem trazer informações relevantes sobre o assunto para o debate. Aproveite melhor as informações da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |