Em uma sociedade onde todos podem facilmente se conectar à rede sem muito esforço, certamente deveria haver uma lei assegurando direitos e deveres às vidas virtuais. No entanto, enquanto há uma constituição definindo regras para o convívio social, o mesmo não se aplica ao mundo virtual. É essa a intenção do famoso Marco Civil da Internet.
Com o rápido avanço da tecnologia, chegou(-se) a um ponto em que o conjunto de leis existente se tornou insuficiente para estabelecer limites. Não há mais apenas o mundo físico, mas também o universo virtual, a Internet, onde tudo é permitido. A ausência de regras pré-estabelecidas para esse universo permite uma variedade de crimes sem punição. A fim de ajustar essa perigosa liberdade, o Marco Civil da Internet visa um avanço na questão do uso legal de tal recurso.
Muitos são os perigos que acercam a web, principalmente a liberdade excessiva, possibilitando ainda o anonimato. O cyberbullying é o exemplo mais comum de tais crimes, no entanto há vários outros. A recente descoberta da espionagem internacional na web também deveria ser considerada um crime contra a privacidade. Porém, já que não há regras a serem seguidas, também não há punição, logo, os crimes não podem ser chamados de crimes, sendo(,) assim, livremente praticados.
A ideia de que a liberdade de um termina onde começa a do outro deve ser respeitado respeitada para que haja uma maior harmonia no convívio social, e isso deve ser rapidamente aplicado à internet antes que os danos se tornem permanentes.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta de algumas palavras.
O texto está bom, com parágrafos coesos e argumentos coerentes com a ideia defendida. Também demonstra leitura crítica da coletânea e objetividade.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |