A internet é uma das bases da globalização e principal ferramenta na democratização do conhecimento. Suas principais características são; (:)liberdade, anonimato e velocidade de disseminação de informações. O problema está justamente aí. Essas características dão aos usuários a sensação de que tudo é permitido.
Para garantir o funcionamento da sociedade, a lei deve acompanhar os avanços tecnológicos. O mundo seria o caos se(,) com o surgimento do automóvel(,) não fosse criada uma regulamentação específica. Esse é o papel do marco civil, regulamentar as práticas e proteger os usuários.
A proposta visa criminalizar atos que causem prejuízos aos usuários. Tanto de caráter econômico quanto moral. E proteger seus dados. O temor relacionado à interferência do estado Estado na internet se deve à crença de que o governo deseja controlar seu conteúdo(,) e que possa por colocando em risco a liberdade de expressão e livre circulação de informação.
A rede deve ser vista como um recurso de propriedade coletiva. Apesar de alguns países terem maior poder sobre a internet(,) ela não pertence a nenhum país ou grupo de pessoas. O marco civil surgiu para colocar no papel os direitos já conquistados e não para prejudicar os internautas.
O posicionamento do estado Estado, que busca de certa forma legitimar e regular o uso da rede(,) é um avanço. (,) Principalmente no que tange ao cidadão ter seus direitos reconhecidos e seus interesses defendidos. A internet deve ser vista como extensão da sociedade. (,) E, portanto de suas leis. O direito a à informação, o direto a rede é constitucional* cabe ao estado preservar este direito.
Comentários do corretor
* O direito à informação é constitucional, mas de acesso à rede não. Diz-se que algo é direito constitucional quando está previsto da Constituição.
Atenção à coerência e veracidade dos argumentos, à pontuação do texto, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto e traz analogias interessantes a respeito de legislação, mas faltou explorar o assunto um pouco mais a fundo.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |