O governo brasileiro está dando um grande passo á a favor dos direitos da população, aprovando o Marco Civil da internet. Desse modo, garantindo garante que os brasileiros e os provedores de banda larga saibam os seus direitos e deveres, garantindo também e que a rede mundial de computadores continue livre de censura.
Nesse contexto, o brasil Brasil está de parabéns, pois foi o primeiro país a garantir leis que protegem usuários e fornecedores de banda larga, (.) por exemplo, os provedores não podem vender pacotes de conteúdos diferentes, iguais aos provedores de canais pagos para televisão. Nesse contexto, se o Marco Civil não for aprovado, poderá ocorrer uma dificuldade ao direito de informações para as pessoas com um menor poder aquisitivo, pois elas não poderão comprar o mesmo pacote das pessoas com um poder maior.
Sendo assim, a rede mundial de computadores, continua sendo livre, mas, não é terra de ninguém, pois com o Marco Civil, sites que disponibilizarem conteúdos que prejudiquem certas pessoas, terão que tirar esses conteúdos da rede o mais rápido possível, em alguns casos sem uma ordem judicial, e o usuário que o postou terá que responder criminalmente por isso. Porém, essa nova lei poderá deixar a internet no Brasil mais cara, pois obriga aos fornecedores de banda larga a reter os dados dos clientes.
Para concluir, é preciso lembrar que, obrigar os fornecedores de internet a reter os dados do cliente não diminui o risco de ter dados roubados, e pior, aumenta as chances*, (.)para diminuir o risco de ter os dados roubados, é preciso que o Brasil tenha um satélite próprio e leis mais rígidas contra quem fornece ou rouba os dados. Também é importante promover a igualdade ao direito de informação, sendo assim, diminuindo os impostos cobrados sobre os pacotes de internet.
Comentários do corretor
* Por quê? Argumente a respeito.
Atenção para a coesão entre as afirmações e a argumentação, para a grafia correta das palavras e a objetividade do texto. A pontuação também precisa ser revisada.
O texto aborda o tema proposto, porém a discussão ainda ficou um pouco superficial. Mais elementos da coletânea poderiam ter sido explorados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |