É incontestável – e há dados estatísticos para isso – que a violência urbana cresceu e muito. Os motivos são diversos, mas – além do fato da crescente violência – é importante ressaltar a ação dos “justiceiros”. Como argumento principal, eles dizem que o Estado não cumpre sua função de proteção à população e se veem como os responsáveis pela organização do sistema de segurança falho.
A violência e os atos de degradação social são condenados por muitos – e com razão. Infelizmente, parte da população decidiu tomar as rédeas do problema e resolvê-lo por si só. O que eles esqueceram foi que, na nossa sociedade, o papel de fazer justiça fica com o Governo, sendo assim, estão infringindo a lei ao tentarem aplicar sanções a quem julgarem como “prejudicial à sociedade”.
Não obstante toda a ideologia por trás de suas atitudes, suas ações são um exemplo de como a população brasileira não consegue discernir bem as coisas: nas manifestações de junho, clamavam pelo Estado de direito; agora, estão levando as coisas pelo caminho da selvageria. Dois antônimos radicais.
Quando o julgamento sai de um órgão que possui imparcialidade – pelo menos na maioria dos casos – e passa a ser feito por pessoas que convivem com a situação, ou conhecem a pessoa julgada, a situação muda completamente. Os sentimentos pessoais – ou coletivos – não devem interferir em situações desse tipo.
A Polícia (seja a Civil, a Federal, a Estadual – não importa qual) é a responsável por prisões e sanções imediatas; e a Justiça, pelos julgamentos. Lamentavelmente, faltam duas coisas principais no Brasil: estruturação do Governo para que a segurança pública seja de qualidade; e a população perceber que não deve intervir tão diretamente nos casos judiciais.
Comentários do corretor
Excelente texto!! Apresenta uma visão crítica sobre o tema, com exposição de argumentos persuasivos e coerentes com o ponto de vista defendido.
Parabéns!
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |