Não é de hoje que encontramos falhas na justiça do Brasil. Latrocínios, roubos, assaltos, estupros e assassinatos dentre tantos outros crimes que acontecem no país, geralmente eles são levados de forma singela, sem o rigor necessário (com) que deveriam ser tratados.
A sociedade se sente injustiçada, pois muitas vezes os presos tem têm penas muito curtas, em relação ao nível do crime que cometeram, e em outras nem chegam a cumprir a pena que deveriam.
E essa impunidade é ainda maior, quando a pessoa que comete algum delito tem grande poder aquisitivo, pois é só pagar fiança ou mesmo subornar os policias, para lhe deixarem impune.
Daí vem o desejo da população em querer fazer justiça com as próprias mãos. As pessoas se veem perplexas com a justiça que é imposta no Brasil, por ela ser muito branda.
Corriqueiramente vemos nos noticiários, que as pessoas muitas vezes diante de um crime, lincham os criminosos, torturam com todas as formas degradantes e humilhantes que um ser humano possa imaginar.
É importante salientar que não é apenas a população que faz justiça com as próprias mãos(,) os policiais também, cometem atrocidades com os criminosos.
Estes “justiceiros”, estão falhando nesse aspecto, estão cometendo um crime também. Eles se sentem injustiçados e querem fazer justiça com as próprias mãos, entretanto não se combate um crime com outro.
A declaração dos direitos humanos diz “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento ou castigo cruel ou degradante”, porém percebemos que ela não é cumprida, é esquecida por muitas pessoas e autoridades.
A falha precípua não está focalizada nos “justiceiros” e sim no código penal, este deve adotar penas mais rígidas. Principalmente para evitar que cidadãos de bem se tornem criminosos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto, apresentando argumentos coerentes como ponto de vista defendido. Atenção, no entanto, para a estruturação dos parágrafos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |