Todos os anos a mesma triste história se repete pelo Brasil: a violência e o crime constantes, acabam causando uma ampla sensação de insegurança. A falha no sistema de segurança pública acaba sendo* acompanhada pelo sentimento de vingança ,fazendo surgir grupos de pessoas que buscam julgar e penalizar os atos criminosos de acordo com seus conceitos.
Recentemente, vários grupos denominados como "justiceiros" acabam avaliando* penas e punindo criminosos com suas próprias mãos. Esse ato acaba sendo* nutrido por impulsos de ódio ,rancor e mágoa(,) provocados por um dano que se julga injusto.Essa situação é regida pelo conceito da Lei de Talião ,iniciada na Babilônia e que se relaciona com a justa reciprocidade do crime ,como já dizia ,o seu conceito era "olho por olho, dente por dente".
Penas absurdas são constantemente instauradas aos criminosos(,) o_que acaba tornando frágil o sistema de justiça do país. O Brasil é um estado democrático de direito ,ou seja, a sua justiça contém normas, protocolos e fundamentos vinculados ao direito do cidadão. Nesse caso, a democracia é regida por leis que defendem o direito a julgamento pelo sistema judiciário e a aplicação da pena de acordo com o crime, não incluindo a pena de morte.
Portanto, a justiça é um valor universal, estando ao lado de outros valores tais como a liberdade, solidariedade e dignidade.Diante disso ,não se pode confundir o sentimento de justiça com o de vingança(,) pois cada cidadão têm tem direitos e deveres dentro de uma sociedade.Apenas o estado Estado têm tem o poder de julgar e(,) com esse julgamento(,) aplicar uma pena.
Comentários do corretor
* Cuidado com marcas de oralidade, como no caso de "acabam sendo", "acabam causando". Prefira "são" e "causam". Seja enfático!
Atenção ao tipo de texto, que demanda impessoalidade e certo grau de formalidade na escrita. A pontuação e a concordância de número (singular e plural) também precisam ser observados.
O texto aborda o tema proposto e apresenta argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto, faltou explorar melhor os elementos da coletânea, para tornar o texto mais ilustrativo e fazer uma abordagem mais abrangente do tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |