A Administração pública brasileira e seus representantes são conhecidos por exercer uma má gestão administrativa e (uma) justiça falha, ineficaz. Diante disso, surgiram grupos de justiceiros que(,) vulneráveis á à criminalidade(,) cometem atos de violência contra infratores da lei em busca de justiça, o que se pode considerar plausível numa democratização que não vela pelos seus membros mais necessitados.
O Brasil(,) um país democrático por direito, não obstante favorece apenas uma porcentagem da população, enquanto outra parte fica sem acesso aos meios mais essenciais para que o homem tenha uma vida digna.
Em uma sociedade civilizada(,) agir com brutalidade para punir e fazer justiça, assim como na Idade Média(,) faz com que a violência perpetua-se perpetue-se, mas aparentemente é a única maneira de chamar atenção das autoridades em relação á a pessoas que(,) abandonadas pela máquina administrativa, injustiçadas e esquecidas(,) almejam a justiça e à a igualdade.
Acredita-se que a ineficácia da educação e a falta dela é uns dos motivos principais para o alto nível de criminalidade, subempregos e desigualdade social generalizada, pois um indivíduo bem instruído tem recursos para competir no mercado de trabalho, tendo oportunidade de ascender socialmente.
Contudo, pode-se afirmar que uma possível solução para esse estado de barbárie que os “justiceiros” estão causando seria algumas providências para melhora nas condições de vida do povo e uma sociedade justa, contribuindo com recursos para elevar os seus cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum. Use elementos oferecidos na coletânea para enriquecer a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |