A revolta diante de tanta impunidade no cotidiano da maioria da população, desperta um sentimento, um desejo de ser detentor da justiça e melhorar o cenário atual. Porém, acabam sendo esquecido em grande parte dos casos, o valor de uma vida, mesmo que o possuidor de tal dom seja um criminoso maquiavélico.
Os acontecimentos que envolvem essa modalidade de violência, decorrente da necessidade de punir alguém é são comum comuns a cada dia. No início do ano na cidade do Rio de Janeiro, um menor de idade foi flagrado furtando uma bicicleta(,) e (foi) linchado por alguns rapazes que passavam pelo local. Além de ser surrado, o adolescente foi amarrado a um poste brutalmente, até ser visto pela líder de uma ONG que o resgatou do ato de selvageria.
O mais curioso foi que após esse episódio, o mesmo adolescente foi apreendido praticando mais um furto. Essa retórica remete ao fato de que as atitudes justiceiras não são a melhor solução para resolver esse problema, já que o infrator aprende algo ou se arrepende no momento, só que mais tarde volta a fazer o mesmo.
A ineficácia carcerária e o descumprimento de penas mais rigorosas em nosso país são motivos que servem para encorajar os criminosos que se sentem inabaláveis para a prática dos seus diversos crimes. Além disso, o aspecto socioeconômico se torna relevante; seja por influência familiar ou não, os bandidos continuam nessa realidade por conseguirem recursos que muitos trabalhadores não alcançam no final de um mês.
Dado isso, a ideia de justiça com as próprias mãos, só agrava ainda mais a realidade. Sendo É necessária uma reforma social e política que erradique esses fantasmas da Segurança pública e(,) ao mesmo tempo(,) acabe com os meios fáceis de obter o sustento para a sobrevivência que muitos infratores exploram, como o tráfico e os furtos em geral.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação do texto.
A redação aborda o tema com argumentos e exemplos coerentes com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |