Ao final da guerra, esta é contada exaltando as ações de quem a venceu. Também foi assim ao término do Regime Militar no Brasil, em que os contrários ao governo militar, vencedores, reformularam a Constituição Federal visando conter os abusos ocorridos no período. O problema é que isso aconteceu há anos e hoje em dia com essa Carta Magna aliada ao Código Penal brasileiro que é de 1941(,) os bandidos sentem-se extremamente confortáveis para burlar a lei.
Os legisladores que criaram a nova Constituição, por terem sido perseguidos no período da ditadura, legislaram em seu benefício, com medo de sofrerem algo semelhante outra vez. Os criminosos sabem disso e não tem têm medo de cometer ilícitos, pois sabem que podem até ficar impunes e essa impunidade é amplamente exaltada pelos meios de comunicação. Isso, infelizmente, acarreta em uma banalização da violência, pois ao noticiar exaustivamente esses fatos, os marginais veem que nada acontece com os autores de tais delitos e sentem-se encorajados a cometerem atos semelhantes.
Com essa banalização, enquanto os bandidos sentem-se confortáveis para atuar, os cidadãos de bem, que não dão problemas para o judiciário, ficam em constate estado de violência. Esse estado é gerado a partir do momento em que os meliantes cometem ilícitos, esses são divulgados na mídia e deixam a população mentalmente abalada, com medo de ir a certos lugares, de sair em alguns horários, tendo medo de viver.
Já que o Estado não age, a população quer agir. Cerceados pelo crime os cidadãos acabam exaltando-se e querer querem lutar com suas próprias mãos. Combater dessa maneira é um absurdo, isso é a tarefa do Estado e sua Secretária Secretaria de Segurança Pública. Então, a solução, seria armar ao habitante que julga-se necessário defender-se. Assim, o criminoso também teria o benefício da dúvida, ao saber que aquele que ele pretende atacar tem condições de se defender. Outra medida urgente, é reescrever tanto o Código Penal como a Constituição Federal, pois ambas são da época em (que) o Brasil ainda sonhava em ser a potência emergente que é hoje, para, ao final dessa guerra civil, a história ser contada pelo povo que combateu o crime legalmente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação do texto e à concordância de número (singular e plural).
Alguns argumentos ficaram incoerentes. Afinal, é papel do Estado lutar contra os criminosos ou das pessoas? Em um momento é defendido que civis combatendo a criminalidade é um absurdo. No momento seguinte defende-se o armamento de civis. Além disso, é um argumento facilmente rebatível o de que a Constituição é antiga. Vinte e seis anos, em termos de história e leis, não é muita coisa. Constituições de países de primeiro mundo já têm mais de séculos. A Constituição é apenas a base da legislação, mostra os princípios que regem o país. As leis complementares e outras é que devem ser revistas constantemente.
Busque uma argumentação mais coesa, coerente e difícil de ser rebatida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |