No Brasil Contemporâneo, as desigualdades sociais acentuam-se vertiginosamente. Nessa conjuntura de desigualdade e falta de segurança, atos que se opõem aos direitos humanos tornam-se corriqueiros. A partir desse fenômeno sociocultural, é importante ressaltar que todo e qualquer cidadão tem assegurada a sua integridade física e moral.
Tais direitos constitucionais remetem à situação sócio-espacial do Brasil, bem como da maioria dos países latino-americanos, marcado(s) pela macrocefalia urbana e consequente segregação social, evidenciada pela incidência de infratores oriundos de regiões periféricas dos centros urbanos.
Desse modo, não cabe à população usar de barbárie como modo de punição, infringindo a dignidade humana. Uma vez que este é um dos pilares da Cartilha dos Direitos Humanos e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), devendo ser respeitado e colocado em prática, construindo uma sociedade com mais valores humanos.
Diante desse cenário, percebe-se algumas facetas: polícia desmoralizada, Estado omisso e rompimento com os direitos humanos universais. O fortalecimento da segurança, atrelada atrelado a medidas socioeducativas de inserção cidadã aos infratores, oferecendo-lhes capacitação profissional, seria um bom começo. Dessa maneira, educando para inserir, atuaremos na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
Bom texto. Apresenta argumentos coerentes com o ponto de vista defendido e explora de forma crítica o tema proposto. No entanto, faltaram elementos para ilustrar a ação dos chamados "justiceiros", o que ajudaria o leitor a entender melhor o contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |