A ineficiência das normas e dos valores vigentes em uma sociedade conduz os indivíduos à condição natural, defendida por Thomas Hobbes, onde vigora a guerra de todos contra todos. Os linchamentos, sintoma característico dessa anomia social, permitem diagnosticar o Brasil como um Estado debilitado em suas funções vitais, distribuídas entre os três poderes.
O conceito superficial de que a vingança é o sentimento que influencia a ação dos justiceiros exclui um conjunto anteriormente vivenciado de sensações de insegurança, abandono e insatisfação relativas ao meio em que vivem. Sob a ótica de Karl Marx, sendo o indivíduo resultado das circunstâncias ao qual está exposto, a concepção de “justiça com as próprias mãos” consiste em uma alternativa para se obter um fim preestabelecido, onde as referidas sensações estejam ausentes. A vingança, nesse contexto, é uma espécie de justiça selvagem que visa o bem-estar social.
A ambiguidade da justiça é consequência de interpretações oriundas de duas instâncias diferentes: os marginalizados pela sociedade, representados pelos linchadores, e o Estado. Este aceita a justiça apenas como o cumprimento das leis, enquanto aqueles a admitem como igualdade e acesso à a serviços públicos de qualidade, que devem ser oferecidos pela estrutura estatal. Dessa forma, a atitude dos justiceiros é motivada, sobretudo, por se sentirem injustiçados pelo Estado.
Os linchamentos consistem, então, em uma maneira de vingar-se contra o Estado, apropriando-se de sua capacidade de julgar e condenar, para obterem o que lhes deveria ser concedido pela própria Constituição. É uma manifestação característica de grupos oprimidos, que adquirem o caráter de uma classe revolucionária, à medida que passam a disputar com o regime político o monopólio do uso legítimo da força.
Comentários do corretor
Bom texto. Bem escrito, que faz uma análise coerente sobre o tema proposto. No entanto, faltou uma conclusão que mostre melhor sua própria visão sobre o assunto. A análise foi feita, mas faltou concluir. É, portanto, algo aceitável ou não?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |