Comenta-se com frequência a respeito de como a sociedade vem se portando quando a questão de justiça é lançada, em como a lei lida com as situações, tanto rotineiras quanto as de certo grau de violência, assim como cada indivíduo e o sentimento de revolta que nasce a partir da inércia do poder judiciário.
É preciso, em primeiro lugar, lembrar que esta lei, criada pelos homens, existe para pôr ordem ao sistema em que vive-se atualmente, (.) porém, este, (sistema) apresenta-se com inúmeras falhas, levando às ruas, revoltosos que não aceitam o que os mesmos chamam de injustiça e buscam vingança por seus entes queridos que são feridos ou mortos em investidas de delinquentes que não são presos ou(,) quando são, acabam sendo soltos por indutos ou falhas judiciais, trazendo a à tona ainda mais violência(,) pois a população(,) enfurecida, por causa de tais absurdos, partem para selvageria, linchando os acusados ou até mesmo cometendo homicídios.*
Ainda convém lembrar que cada indivíduo que comete essas barbaridades, torna-se um ser não muito diferente do que rouba, ou mata. Desta forma a sociedade acaba por regredir ao período pré-historico, só que com uma diferença bastante peculiar, o "homem das cavernas" matava pela sua sobrevivência, hoje o homem dito como evoluído mata seu semelhante pelo seu sentimento de revolta e por achar que está no direito de julgar o outro e decidir se este deve viver ou morrer pelos erros que cometeu.
Em suma, o sistema que rege a sociedade atual apresenta seus déficits e os indivíduos que a compõem se julgam no direito de fazer justiça com as próprias mãos ao em vez invés de cobrar dos governantes(,) que eles mesmos levaram ao poder, tomar atitudes drásticas para sanar estes problemas no poder judiciário, (.) pois, agir com brutalidade para com o outro, assim como os que deveriam estar presos(,) não resolverá o problema(,) só fará deste indivíduo um ser tão cruel quanto qualquer outro.
Comentários do corretor
* Evite usar períodos tão longos.
Bom texto, com argumentos coerentes com a ideia defendida sobre o tema. No entanto, estruture melhor seus parágrafos, evitando períodos longos. Um texto bem pontuado é mais agradável de ler, e períodos menores evitam erros de pontuação, que foram perceptíveis em sua redação. Atenção também para a grafia correta das palavras, incluindo a acentuação das mesmas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |