Justiça com as próprias mãos, é realmente justiça? - Banco de redações


Justiça com as próprias mãos?

Enviada em: 11/03/2014

Status:

Corrigida
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O Brasil passa por um processo, deixando marcas muitas vezes desagradáveis na sociedade brasileira, tais como a falha na justiça, desvalendo do direito de ir e vir em segurança. Mas fazer justiça com as próprias mãos tende a piorar a situação, assim como discorrer* da discórdia e da falta de segurança no próximo.

Nos últimos dias tem-se ouvido nos noticiários sobre um novo grupo de pessoas que resolveram se unir para fazer justiça com as próprias mãos(,) “os justiceiros”, mas será essa a melhor forma de resolver as falhas e dificuldades do país? No dia 02/03, segunda de carnaval, um jovem de 16 anos foi morto a socos injustamente pelos justiceiros que alegavam que este era pedófilo.Nesse contexto os justiceiros estão sendo muito mais falhos do que a justiça.

Ao analisar os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro, Atila Roque , diretor-executivo da Anistia internacional, afirma que “o país tem que escolher entre o estado de direito ou a barbárie”. Em noticiários e até mesmo nas ruas, é possível perceber alguns brasileiros que concordam e apóiam as atitudes dos “justiceiros”; mas será que o apoio populacional a esse grupo não pode acabar gerando mais preconceito e alienação de algumas em relação a algumas raças** e etnias? Será que o preconceito iria dominar? É importante refletir sobre atitudes futuras antes de concordar ou apoiar algo que poderá depois prejudicá-lo.

 É imprescindível refletir sobre os direitos humanos, nos qual quais têm por base a luta universal contra a opressão e a discriminação, tais fatos que o Brasil vem lutando adécadas para destruir.

 Por fim, a reflexão das pessoas em relação as às atitudes dos justiceiros tem que ser muito bem analisados feita***, pois passar por cima da lei e fazer justiça com a própria mão, tem seus prós e seus contras. A justiça falha, mas um civil tende a falhar muito mais. A barbárie ou o estado de direito? Esse último falha, mas falha muitas vezes por esperar, para que inocentes não paguem por crimes de outros. O Brasil é um Estado Democrático de Direito, portanto os “justiceiros” também cometem crime ao degradar a imagem um cidadão que tem seus direitos. Será a violência mais uma vez o final desse país?

Comentários do corretor


* discorrer: 1. Percorrer, vaguear. 2. Discursar, falar. 3. Pensar, raciocinar, examinar. Observe que o termo não se encaixa no contexto em que foi utilizado.

** o termo raças é polêmico quando usado para se tratar de humanos. Há estudos que contextam a existência de diferentes raças humanas. Evite.

*** Atenção à concordância. No caso, o termo concorda com "a reflexão", e reflexão não é analisada, é feita.

Bom texto. Atente-se às observações feitas acima para que seu sentido seja ainda mais claro e para que o texto ganhe em persuasão. Atenção também à grafia correta das palavras.

Continue exercitando sua escrita.

Percorrer, vaguear.

"discorrer", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/discorrer [consultado em 19-03-2014].

1. Percorrer, vaguear.

2. Discursar, falar.

3. Pensar, raciocinar, examinar.


"discorrer", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/discorrer [consultado em 19-03-2014].

1. Percorrer, vaguear.

2. Discursar, falar.

3. Pensar, raciocinar, examinar.


"discorrer", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/discorrer [consultado em 19-03-2014].

Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente