A insegurança é uma característica comum nos estados brasileiros, principalmente longe das grandes metrópoles, aonde o governo parece estar menos presente. E quem pode garantir aos humildes cidadãos se o governo está ou não presente, quando sua principal função – a de manter a segurança – não está sendo devidamente cumprida?
O cidadão que se intitula “justiceiro”, viu-se abandonado pelo governo quando este não o protegeu. Se não tem quem o proteja, a auto-defesa é justificável. Mas não basta se proteger, pois o cidadão se cansa deste trabalho (que não é dele) e decide então punir os que vão contra sua segurança, descarregando no criminoso o que o estresse de ter que se proteger o causou.
No final das contas, temos cidadãos estressados e violentos, tão perigosos quanto os próprios criminosos contra quem se voltam. Mas quem é o culpado? Os criminosos que se beneficiaram da impunidade do governo? Os “justiceiros” que foram praticamente abandonados pelo governo? Ou, é claro, o próprio governo?
Claramente, o governo foi a raiz de onde cresceu todo este mal e o mal deve ser tratado pela raiz! Sendo assim, o governo é quem deve reverter todo este processo, primeiramente, recuperando o controle da segurança, tirando a necessidade de “justiceiros”. Em seguida, punindo os justiceiros mais radicais, que excederam a pura auto-proteção. E por final, mas o mais importante, educar os cidadãos à a respeitar as leis e não confundir justiça com barbárie.
Comentários do corretor
Bom texto, com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido e clareza de raciocínio. No entanto faltou citar alguns exemplos de casos de justiceiro, para situar melhor o leitor quanto ao tema do texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |