Desde a Antiguidade as pessoas persistem com a ideia da justiça feita com as próprias mãos. A Lei de Talião já fazia referência à reciprocidade quanto à pena dos crimes cometidos, tendo sua expressão máxima na frase: “olho por olho, dente por dente”. O que se vive atualmente não é diferente, essa ideologia ainda encontra-se fortemente presente na sociedade.
Há vários agravantes para a utilização de atos violentos tentando obter a punição dos crimes cometidos, no entanto, o que mais se destaca é o sentimento de impunidade que está presente na maioria dos cidadãos. Isso decorre de uma atuação falha por parte do Estado, que deixa pairando a insegurança na maioria das cidades. Pessoas que se autodenominam de “os justiceiros” tentam fazer o papel, mesmo que de forma errada, que deveria ser executado por instituições governamentais.
Recentemente foi mostrado na mídia o caso do jovem acorrentado ao poste por “justiceiros”. O ocorrido não é algo novo, pelo contrário, o que está acontecendo é uma maior exposição dos casos em função de ferramentas de comunicações mais realistas. Porém(,) ainda não se sabe qual a maneira correta de reagir diante de uma situação constrangedora como esta, apesar de ser comum, não só em rincões do país, mas também nas grandes metrópoles.
O estado de barbárie vivido por todo o Brasil é consequência da impunidade na justiça. Não só nela dela, mas também na da educação, que tem uma enorme disparidade se comparadas regiões, (;) na da saúde, que deveria ser de boa qualidade para todos, e ainda na da segurança, sem a necessidade de a sociedade tomar atitudes por si só. É preciso que a justiça seja rápida e, principalmente, eficiente, que crimes sejam punidos de acordo com a lei e que a lei seja mais rigorosa, que os condenados cumpram suas penas exemplarmente.
Comentários do corretor
Atenção para a concordância de número (singular e plural), a pontuação, o uso devido de artigos e a grafia correta das palavras.
O texto apresenta ideias claras e argumentos coerentes com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |