Em pleno século XXI o Brasil enfrenta um problema que envolve à a crescente taxa de violência e a recorrente questão das injustiças no país. Com o aumento da impunidade, apareceram ‘’justiceiros’’, pessoas que de forma bélica*, punem os criminosos. Fazer justiça com as próprias mãos não é a solução para resolver a questão da violência e da criminalidade, tal atitude estaria fazendo com que a civilização regredisse para a era das cavernas.
De acordo com a biologia, os seres humanos pertencem à espécie dos Homo Sapiens Sapiens, somos os seres que sabem que sabem. A raça humana se destaca por deter o conhecimento do certo e do errado, por_tanto, matar ou humilhar alguém que cometeu um crime, se mostra como uma decisão irracional e digna de um Neandertal.
A justiça no Brasil é falha, as leis são deveras brandas, a educação é precária e a impunidade é na maioria das vezes fato recorrente. Utilizar a premissa do talião, olho por olho, dente por dente do código Hamurabi, da antiga Mesopotâmia, mostra-se a única solução para ‘’reeducar’’ os criminosos e mostrar aos mesmos que ainda existem regras, mas tal atitude não é a solução**, pois agressão só gera agressão.
Segundo João Paulo II, a violência só serve para destruir aquilo que ela pretende proteger: a dignidade da vida e a liberdade do ser humano. Logo, ‘’usar os punhos’’ não resolverá os problemas(,) só os agravaram.
Conclui-se que, para reduzir e até mesmo acabar com a criminalidade, o governo deve investir em segurança, educação e conscientização da sociedade a respeito do uso irresponsável da brutalidade como solução para os problemas. Outro meio de impedir as diversas formas de violência é fortificar as leis, pô-las em prática e diminuir os benefícios dos criminosos presos.
Comentários do corretor
* de forma bélica significa com o uso de armas. Em alguns episódios vimos que nem sempre isso é verdade. Usa-se até mesmo cadeados de bicicleta para punir.
** Trecho contraditório. Afinal, é a única solução ou não é solução? Atenção à escolha das palavras.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à pontuação e à coerência e coesão entre os argumentos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |