Justiça, dever de quem? - Banco de redações


Justiça com as próprias mãos?

Enviada em: 11/03/2014

Status:

Corrigida
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Violência. Mortes. Impunidade. Insatisfação. Justiça com as próprias mãos. Esse é o atual cenário brasileiro. Muitos casos da ação dos cidadãos contra os meliantes só refletem a sede de justiça que todos sentem. No entanto, observa-se algo contraditório: seria uma vitória sobre a violência com a própria violência? 

O que gera a ação desses “justiceiros” é o descrédito quanto ao sistema de segurança pública. A população cansou de tanta insegurança, dos vários casos que presenciam não apenas no noticiário, mas em seus próprios bairros. A impunidade e consequente aumento da violência de que somos reféns, torna todos insatisfeitos e leva muitos a agir por si próprios.  

Todavia, violência por violência, brutalidade por brutalidade não pacificam um país. Boa parte do povo apoia a ação desses que agem com as próprias mãos, que na verdade, se igualam aos que sofrem a agressão. Isso não é o correto, e, não só por ferir os direitos humanos, mas por aprofundar a violência em nossa sociedade já tão corrompida por esse mal. É ter, por exemplo, crianças crescendo e vendo seus pais agredindo ou mesmo comentando a favor da crueldade enquanto assistem a um telejornal, o que afeta com todo seu psicológico. Essa situação deve ser evitada por uma população mais consciente de todos os riscos.

A justiça com as próprias mãos é um problema social que necessita de atenção urgente. Portanto, cabe ao judiciário o dever de atender ao incessante pedido da população por melhorias na segurança pública, impondo maior rigidez na execução das leis, promovendo melhorias no sistema carcerário e mesmo por realizando parcerias com ONG’s e empresas que criem programas possibilitando a à sociedade uma maior conscientização. Enfim, é necessário  dar a à população a credibilidade de um sistema de segurança eficaz nas mãos de quem o deve fazer, e bem feito. 

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto e apresenta argumentos coerentes com seu ponto de vista, porém a coletânea foi pouco explorada. Traga ao texto fatos que ilustrem o que se diz, como os episódios de justiçamento ocorridos. Isso ajuda a situar o leitor quanto ao assunto. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente