O Estado tomou para si o Dever/Poder de dizer e aplicar o direito Direito, sendo o único legitimo a exercer a jurisdição. Qualquer outra forma de “justiça” é atentatória aos pressupostos do Estado democrático de direito.
A Carta Magna estabelece que o Estado, por meio do Poder Judiciário, é o único ente competente a exercer a jurisdição, por outro lado, coíbe a autotutela - prática vigente na época primitiva de se fazer justiça com as próprias mãos.
Todavia, recentemente os meios de comunicações têm noticiado vídeos em que os cidadãos tem se revestido, de forma ilegal, do poder jurisdicional para fazer justiça com as próprias mãos, voltando a viger a máxima “olho por olho, dente por dente”. Tais grupos se auto intitulam “os justiceiros” e argumentam que a sua existência decorre do sentimento de impunidade vigente na sociedade.
Há de se destacar que a ideologia do sentimento de impunidade é uma falácia para justificar a vontade, autoritária e violenta, de alguns grupos que acreditam poderem agir e atuar como quiserem. Ademais, a atuação dos justiceiros é propícia a à instauração de uma milícia e(,) por esta razão(,) deve ser censurada, sob o risco de ser instaurado o Estado de barbárie, já que tal situação seria propícia a uma luta de todos contra todos. Deste ponto de vista surgiria a famosa expressão de Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.
Logo, a sociedade deve rechaçar a ideologia de “justiça com as próprias mãos”, repudiar os argumentos falaciosos que o Estado é omisso e que não há punição, sob pena de ser instaurado um Estado autoritário, ilegal e repressivo.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto e apresenta argumentos coerentes com seu ponto de vista. No entanto, falta argumentação. Se esta não é a solução, o que poderia amenizar a violência? Observe que ainda há muitos elementos de discussão que não foram tratados.
Atenção para a grafia correta das palavras, o uso da crase e a concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |