Anunciados como “justiceiros”(,) alguns grupos estão usando suas próprias mãos para praticar a, (-) considerada por eles, (-) justiça, mas o uso extremo da violência, tornam esses atos barbaridades modernas. Além de bandidos recebem o direito de se considerar “justiceiros”, cada pessoa poderá “fazer” sua própria justiça.
O assaltado pode roubar, o credor pode dever, o logrado pode burlar, e assim ira se tornar será a sociedade se todos começarem a querer praticar a sua justiça. Cada um receberá o direito de fazer o que acha melhor, sem pensar nas consequências de suas atitudes, além do mais, não existirá limite para o grau de punição dos crimes, ou dos atos considerados pelos “justiceiros” como injustos.
Quando um credor caloteia um endividado*, ou quando a família do assassinado mata o homicida, a sociedade considera crimes bárbaros, crimes estes que se tornariam comuns com a legalidade dos “justiceiros”. Uma sociedade que não aceita a pena de morta morte, receosa com o aumento dos injustiçados acometidos por ela, aceitar que cada um poderá fazer a sua própria justiça não passa de hipocrisia.
Sem fundamentos para legaliza-los, como o consequente aumento da criminalidade, de certo modo injusta, e com a problemática de não se ter limite para a consideração do crime e a sua punição, o governo deve punir e proibir os atos e a formação de grupos de “justiceiros”, antes que a sociedade se torne um estado onde as leis não exercem nenhuma validade.
Comentários do corretor
* Não seria o contrário? O endividado caloteia o credor?
Atenção para a pontuação, a grafia correta das palavras e a coerência do texto.
A redação aborda o tema proposto, porém o faz de forma superficial, sem explorar muito as possibilidades expostas na coletânea, por exemplo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |