Ao contrário do que afirma a maior parte dos revoltos ante à violência que abate crescentemente sobre nós,o desarmamento não é motivo e o apoio à práticas dos ''justiçeiros justiceiros'' não é bravura,e sim ignorância.Mas temos ''munição'' suficiente para mudarmos esse cenário.
Estamos nos tornando bandidos.É de uma ignorância infantil agirmos como os criminosos agem,pois a partir do momento que passamos todos a agir como eles,e deixar de tentar corrigir e fortalecer as instituições,a sociedade como a conhecemos deixa de existir.A vingança que queremos fazer nos coloca em patamar pior dos que os próprios infratores.
Outra fragilidade de nossa maneira de pensar é a respeito do desarmamento a que fomos submetidos.Achamos que de nós fora tirado um item de segurança.Poderíamos crer que nosso Título Eleitoral tem ''munição'' suficiente para nos protegermos,claro se o fizermos de maneira consciente,nas urnas com o voto.
Enquanto não dermos o devido valor como cidadãos transformadores,teremos sempre os mesmos representante que utilizam as leis apenas para a prática panfletária e cansativa de ''textos criando textos'',porque atualmente vemos legisladores prolixos,fazendo ''barrigas'',criando mais e mais emendas e projetos de leis de complementação desnecessária,e assim,completamente alheios a à emergência social na qual vivemos.A situação é caótica não por falta de leis,e sim pelo não cumprimento das mesmas.
Portanto,a escolha de candidatos comprometidos com a segurança pública,exigindo rigorosamente eficiência das leis,e a cooperação da sociedade com a polícia,devem ser itens imprescindíveis se assim quisermos mudanças e não vivermos numa terra do ''salve-se quem puder''.
Comentários do corretor
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma objetiva, clara e coerente. No entanto, faltou usar elementos da coletânea para ilustrar melhor a problemática tratada.
Atenção também ao uso de cedilha e da crase.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |