A partir do momento que o crescimento demográfico ocorreu de forma desordenada, gerou diversos problemas, sendo que um dos mais preocupantes é a violência(,) que associado associada ao nosso precário sistema de segurança pública, tem-nos causado uma sensação de impotência e impunidade. Diante dessa situação, grupos de pessoas reúnem-se com o propósito de fazer justiça com as próprias mãos. Mas isso é realmente válido, seria esta a melhor solução para a questão?
Sabemos que em nosso país todos tem têm o direito a um julgamento através do sistema judiciário, porém nossa Constituição é composta de inúmeros artigos, nos quais impedem que medidas mais enérgicas possam ser tomadas como no caso de infratores menores de 18 anos. Além disso, contamos com sistema prisional defasado que não cumpre seu papel original de ressocialização do detento, possuímos ainda penitenciárias superlotadas que são verdadeiros depósitos humanos, obrigando dessa forma, aos oficiais a fazerem “vista grossa” para certos tipos de delinquência.
Por tudo isso, concluímos que temos um sistema judiciário falho, um Estado omisso e uma polícia totalmente desmoralizada. Em resposta, algumas pessoas acabam sendo instigadas por esse desejo de justiça e cometem atos tão atrozes quanto aqueles que por eles estão sendo punidos, gerando uma situação de mais violência e (ao) mesmo tempo degradante para ambas as partes. Portanto os justiceiros também são criminosos conforme as leis vigentes.
Para que essa situação seja solucionada, a população deve exigir dos governantes uma reformulação de nosso código penal, fiscalizando-o para que ele seja posto em prática, e que o mesmo disponha de um contingente policial satisfatório para garantir à a segurança dos cidadãos possibilitando assim que tenhamos uma sociedade pacífica e harmoniosa.
Comentários do corretor
Atenção para a pontuação do texto, o uso da crase, a concordância de número (singular e plural) e de gêreno (masculino e feminino).
Alguns argumentos do texto precisam ser melhor embasados, para que fiquem mais persuasivos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |