A preocupação que se tem desses “justiceiros”, é o sentimento de desordem, barbárie na sociedade. Podem-se conhecer os “motivos” que levam tais indivíduos a agirem dessa forma; mas quem garante que eles não podem seguir seus radicalismos, compreensões erratas erradas e pessoais, levando-os a prejudicar um inocente?
O policiamento em um determinado local, não basta! Então, grupos de pessoas inconformadas com a crescente violência e criminalidade, agem realizando “justiça com as próprias mãos”. (,) Configurando uma realidade errata errada de ações sociais. O dever de impor segurança não é dever do indivíduo em sociedade, mas do estado.
Em Copacabana, há informações de que os justiceiros são comerciantes. Em fevereiro deste ano, um menor que roubou o cordão de uma mulher no bairro, foi detido e deixado com os pés amarrados na rua. Na região, outro menor foi fotografado cercado por grupos que queriam linchá-lo por ter tentado roubar comida de um supermercado. A socióloga Julita Lemgruber ressalta que, se não houver punição, a cidade corre o risco de se ver refém desses grupos. “Pode virar um exemplo e se repetir”, alerta a socióloga.
Há uma preocupação, a população encontra-se em tensão, para esses acontecimentos, pois certamente o controle não é prioritário; embora um grupo de “justiceiros” aja em favor de uma localidade vigente e assustada, não resolverá os problemas de toda uma sociedade.
O policiamento é dever do estado Estado, outros argumentam assim; entretanto, há os abraçadores dessas causas e (dos) fatos recentes, que mostram uma ação desvairada e descabida de certas mentalidades, que saem as às ruas para resolver os problemas sociais de qualquer jeito. O que se deve objervar observar é a necessidade fundamental e precisa ser cobrada veementemente dos governantes uma segurança aceitável.
Um gerenciamento melhor seria a criação de órgãos mais eficazes de policiamento; cabe aos governantes do país investir prioritariamente em segurança, justamente à saúde e educação. Universidade e instituições de ensino como um todo, devem criar planos e projetos de segurança.
Comentários do corretor
O texto ia bem até sua conclusão, que passou a sensação de estar "incompleta". Os argumentos finais poderiam ter sido melhor explicados e elaborados.
Atenção também para a grafia correta das palavras, a pontuação e a concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |