O antigo Império Romano do Ocidente esfacelou-se devido a vários motivos, dentre eles as invasões bárbaras. Os povos bárbaros eram notadamente conhecidos pela violência com que tratavam seus inimigos. Assim, o Estado Romano conheceu sua decadência e a barbarização da vida urbana.
Na contemporaneidade, a população das grandes metrópoles brasileiras tem testemunhado um fenômeno frequente: o ato de cometer justiça com as próprias mãos. Evidentemente, as causas da violência urbana são antigas. A falta de investimentos nas áreas sociais, especialmente a educacional, é uma delas.
Conseguintemente, o não atendimento às demandas sociais gerou - e gera - uma camada de indivíduos socialmente excluídos, os quais ficam expostos às mazelas da pobreza. Ademais, a descrença nas leis e no poder público abre espaço para que justiceiros cometam atrocidades contra supostos criminosos. Então, assim como os antigos povos bárbaros, nossa sociedade é conivente com a violência e nada faz para combatê-la.
Além disso, setores da imprensa tem têm tecido comentários irresponsáveis ao defender aqueles que cometem justiça com as próprias mãos. Um bom exemplo que ilustra essa assertiva é o caso do adolescente amarrado a um poste, no Rio de Janeiro, que chamou a atenção do país, quando uma jornalista de uma grande emissora (de) televisão defendeu esse tipo de atitude em rede nacional. Obviamente, isso denota apologia ao crime e evidencia o estado de violência em que vivemos.
Portanto, os problemas de violência urbana são graves e o ato de cometer crimes para combater crimes mostra-se ineficaz e desumano. Caso nossa sociedade continue com essa mentalidade, caminharemos em direção à barbarização da vida urbana.
Comentários do corretor
Bom texto! Não há graves problemas gramaticais e as ideias estão coerentes e coesas. No entanto, é evidente que seria possível elaborar um pouco mais as ideias, explorá-las melhor.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |