Iniciou-se recentemente no Estado do Rio de Janeiro a, então, ação chamada “Justiça com suas mãos”. Casos vêm ocorrendo com mais frequência, e aqueles que realizam a justiça são pessoas da sociedade que não possuem o direito de um policial. Isso, porém, não é tão surpreendente quando analisamos a situação em que o Governo brasileiro encontra-se em diversos aspectos, sendo a segurança um deles.
No dia 31 de janeiro, um rapaz negro foi encontrado acorrentado em um poste, e os suspeitos presos eram brancos podendo comparar, então, com a relação dos senhores com seus escravos, logo no período colonial brasileiro, quando o homem europeu (também conhecido como Homem Branco) exercia um alto poder sobre os negros africanos, principalmente com chicotadas violentas.
Nos casos atuais, a população age em grupos contra um único indivíduo, normalmente em locais em que a segurança não está sendo reforçada e os casos de assaltos aumentaram gradativamente. Como forma de “aumentar a segurança” do local, os próprios moradores organizam grupos a fim de fazer a justiça que não estaria sendo realizada pela polícia local.
Com o acontecimento, agora mais frequente, desses casos, alguns especialistas afirmam que o povo brasileiro caminha para a barbárie, um caso em que não existe uma ordem através da lei, ou se existe, age de forma superior à lei. Isso se torna possível quando a forma de governo já se torna enfraquecida ou não atendendo as necessidades da sociedade.
De certa forma, essa ação foi herdada pelo povo e, se não houver medidas eficazes da parte do governo, não é improvável que essas ações populares continuem acontecendo. Nos locais alvos, para que parem os justiceiros, a segurança precisa ser reforçada pelo governo de forma que os assaltantes recebam a punição merecida através da Lei a fim de trazer novamente a ordem antes que a barbárie tome conta do Estado.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto com fluidez e de maneira bem pontuada. No entanto, alguns trechos da argumentação poderiam ter sido melhor elaborados, com ideias um pouco mais organizadas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |