Justiça desmoralizada, corrupção, impunidade, criminalidade, legalização de drogas, Mensalão, Caso Richitoffen, Caso Bruno, Caso Mércia Nakashima, Caso Nardonni, e então, qual a solução? Justiça... Justiça... Justiça. Brasil(,) esse é o grito do teu povo.*
Cansados de serem marginalizados e viverem a à mercê de estupradores, assassinos, pedófilos, traficantes, drogados, corruptos, o povo vestiu suas armaduras e saíram saiu às ruas da cidade em busca de solução. Já que, vivemos num país onde bandido é inocentado e vítima o culpado, num país onde os papéis se invertem, onde bandido merece defesa e piedade e a vítima é levada ao mero esquecimento. Somos obrigados a ver pessoas, se tornarem bárbaros para julgar com suas próprias leis crimes que a lei vigente não soluciona.
Diante de um estado omisso, sem promover qualquer tipo de segurança, a solução é fazer justiça com as próprias mãos, como diz o ditado popular ”Quem com ferro fere, com ferro será ferido”(,) hoje esse é o lema de uma sociedade escravizada pela politicagem barata, e refém do medo, pois a melhor defesa ainda é o ataque.
Enquanto o governo rouba, seu povo luta por si só, sem questionar se é certo ou errado, apenas se defendendo de bandidos.
Se o Brasil fosse um país onde existissem leis pesadas contra bandidos(,) independente da idade(,) e fizesse valer cada letra do seu hino com justiça efetiva, não seria necessário valer a justiça só de um com suas próprias regras e leis, mas de num povo heroico e verás que um filho teu não foge a à luta. Pois do contrário(,) essa pátria continuará criando bárbaros, fazendo-nos regredir a à era das cavernas.
Comentários do corretor
* Legalizaçãode drogas está fora deste contexto, afinal, nenhuma droga foi legalizada e, ainda que fosse, isso não seria algo relacionado à justiça, apenas à legislação.
Atenção à pontuação do texto, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à acentuação das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma coesa, com argumentos coerentes com as ideias defendidas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |