Infelizmente, a sociedade vive tão a à mercê da marginalidade que não sabemos diferenciar quem é o bandido e quem é o mocinho. Ouvimos tantas notícias que às vezes temos até medo de sair de casa ou simplesmente atender um chamado no portão, pois não sabemos se é alguém do bem que nos chama.
Fala-se muito de justiça com as próprias mãos, mas o que é, essa tal justiça?É você se defender do bandido que entrou na sua casa para te roubar pela quinta vez? É você fazer uma armadilha para pegar o mesmo, onde este acaba morrendo e então quem vai preso é você, porque para a justiça você premeditou o crime? Porque só tem justiça para bandido, estuprador, e etc., mas para aquele que sofreu nas mãos do bandido não!
Quanto aos justiceiros(,) não podemos dizer se esse tipo de atitude é a correta ou não, porque só saberíamos nos posicionar estando na pele daquele que se tornou justiceiro, para saber o motivo que o levou á a agir dessa maneira.
Entretanto quando uma sociedade vive tão marginalizada, amedrontada, tendo que viver atrás das grades enquanto o bandido transita livremente usufruindo de total liberdade, obtendo até vagas em faculdades, infelizmente veremos isso e muito mais coisas acontecerem.
Somente quando todos viverem numa sociedade mais justa, onde ricos e pobres tiverem os mesmos direitos e os mesmos valores, ai sim quem sabe tudo isso mudará.*
Comentários do corretor
* Sua conclusão sobre igualdade de oportunidades torna-se incoerente quando, no parágrafo anterior, você questiona o fato de bandidos poderem estudar. Se não pelo estudo, que outra chance há de uma ressocilização e de deixar o mundo do crime?
Atenção para a coerência entre os argumentos. Cuidado também com o uso da crase, a acentuação das palavras e a pontuação do texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |