A Justiça brasileira sempre teve a imagem de um órgão enrolador, de interesses latentes e nada rápidos para se chegar num veredicto. Para tanto, o povo, sentindo-se refém da exacerbada violência nas ruas com bandidos impunes, resolveu colocar um ponto final em tal questão.
Quando Montesquieu apresentou a ideia dos três poderes de governo, certamente não imaginou que a população “substituiria” o tribunal por ela mesma. O maior problema é a forma como tal “justiça” é aplicada pelos justiceiros, frente a tão diferentes formas de crime.
Há, por um lado, indivíduos que, não tendo condição de empregarem-se, roubam para suprir as necessidades familiares e diminuir a desigualdade social, fato que nos causa uma “revolta compreensiva”. Por outro lado, há aqueles que roubam para financiar o tráfico de entorpecentes, causando-nos indubitável repugnância.
Nestes dois exemplos, os crimes são passíveis de encarceramento. Porém, antes que haja possibilidade de a Justiça falhar e o suspeito sair sem pena, os justiceiros tomam as rédeas e punem-nos fisicamente, enxergando apenas um ponto de vista.
Além disso, mesmo que o Poder Judiciário indique a pena cabível ao suspeito, o maior óbice reside nas prisões. Em nosso país, a maioria delas encontra-se superlotada, impossibilitando uma recuperação decente àqueles que se dedicam ao crime.
Ainda assim, estes fatos apenas reforçam a condição sine qua non do Poder Judiciário ao julgar de acordo com a lei, em oposição a quem pune num impulso selvagem e anarquista sem julgar, analisando apenas uma parte dos fatos. Uma sociedade que gira em torno do ódio nunca se desenvolverá. Violência punida com violência só aumentará o ódio preexistente.
Comentários do corretor
Excelente texto! Crítico, com olhar abrangente sobre o tema proposto e argumentos coerentes com aquilo que se defende.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |