Justiça é a virtude de dar a cada pessoa o que é seu. O ser humano cria valores do que é certo e errado para a convivência em sociedade, porém, nem sempre esses valores são os mesmos para todos. O egoísmo faz com que cada um pense da sua maneira, e o grupo se prejudica por falta de acordo.
Fazer justiça com as próprias mãos já é (algo) conhecido na nossa história. A Lei de Talião dizia: “Olho por olho, dente por dente”, ou seja, retribuir aquilo feito da mesma forma. O que é inviável na sociedade atual, tal pensamento causaria uma barbárie, talvez a extinção da vida humana. É difícil conviver em meio a diferenças, é preciso aceitá-las a buscar formas para lidar com elas.
No Brasil, os defensores da paz, protegem a nação perseguindo ladrões e fazendo justiça com as próprias mãos. Não podemos deixar que nossos bens adquiridos a tanto custo, sejam levados de forma tão simples, é preciso fazer justiça, já que a segurança e policiamento no país são frágeis.
Temos um sistema carcerário vergonhoso, com cadeias lotadas, e ainda sem vagas. Na teoria, seria um lugar de reabilitação para o criminoso voltar a conviver em sociedade, na prática, é só mais um lugar qualquer. O número de crimes só aumenta o de revoltados também na mesma proporção.
Todos cometemos falhas, alguns com maiores que outros, na Bíblia Jesus dizia “Quem não tem pecados, atire a primeira pedra”. Não é necessário adotar bandidos só por acreditar na sua reabilitação, e sim, construir mais presídios, colocar mais policiamento nas ruas, das dar melhores condições de vida aos filhos de uma terra tão rica. É preciso acreditar que existe jeito para o ser humano.
Comentários do corretor
Em um momento é defendida a ideia de que fazer justiça com as próprias mãos e aplicar a Lei de Talião no país é algo inviável. No parágrafo seguinte, os justiceiros são chamados de "defensores da paz".
Seu texto está incoerente. Leia mais sobre o assunto, reflita, organize suas ideias e apresente argumentos coerentes com aquilo em que você acredita.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |