Com o sistema de segurança pública brasileiro precário e ineficaz, pessoas que se auto intitulam justiceiros se viram no direito e até mesmo dever de julgarem e aplicarem penas nos possíveis bandidos e criminosos, penas estas que vão desde à humilhação, ao espancamento e até mesmo à execução. Estes possíveis justiceiros querem construir uma sociedade menos violenta, mas utilizando como armas a deslealdade, injustiça, ódio e covardia.
Os justiceiros, se é que (se) pode chamá-los assim, ao fazerem “justiça” com as próprias mãos(,) contrariam o verdadeiro sentido de justiça, é evidente que quem cometeu algum delito deve cumprir pena por ele mas não cabe a nós, cidadãos comuns, julgar e aplicar tais penas, isso é responsabilidade do sistema de segurança pública.
Nunca haverá avanço algum quando o assunto é direitos iguais para todos já que a sociedade continua a agir de acordo com o lema “Olho por olho e dente por dente”, é certo que, se continuar assim o mundo acabará cego.
Esses grupos de extermínio, também conhecidos como justiceiros, ao tentarem fazer justiça por conta própria(,) se reduzem rebaixam ao nível de criminosos e bandidos, no fim ambos são pessoas que vivem em uma realidade diferente mas agem da mesma forma; optam pela barbárie ao invés da verdadeira justiça: direitos iguais para todos.
Mesmo que a tão desgastada frase “Direitos e deveres iguais para todos” seja apenas mais uma utopia(,) não (se) justifica o uso da violência pelos justiceiros na tentativa de fazer justiça; o único meio para amenizar essa onda de violência e injustiça que atinge nossa sociedade é confiar o poder de fazer justiça ao sistema de segurança pública e cabe aos verdadeiros cidadãos, agirem em comunhão com poder público denunciando qualquer irregularidade, para que um bem comum seja alcançado e não interpretar um mocinho fora da lei.
Comentários do corretor
Atenção para a concordância de número (singular e plural), a pontuação e a grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém não extrpola o senso comum sobre o assunto. Use exemplos, elabore argumentos persuasivos para defender seu ponto de vista.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |