(A notícia de) Um Jovem acorrentado a um poste por um cadeado de bicicleta no Rio de Janeiro correu nas redes sociais, (assim como a de) um rapaz perseguido e linchado por morados moradores na cidade de Natal por tentar assaltar uma padaria. Exemplos que põe em xeque a dignidade e os valores aprendidos pela sociedade. Brasileiros revoltados, cansados com (o) sistema judiciário do Brasil, onde mais de 80% dos crimes são arquivados, resolveram fazer justiça com as próprias mãos, motivados pelo sentimento de insegurança e pela falta de leis mais severas.
Cidadãos de bem se equiparam a criminosos quando se tornam “justiceiros”. Segundo a lei, uma pessoa tem direito a julgamento pelo sistema judiciário. A agressão, o linchamento fere os direitos humanos. Está faltando civilização nas pessoas, estão regredindo a tempos remotos quando ainda não existia a constituição, naqueles tempos a guerra entre os povos era maior. Hoje existem leis para julgar. O povo deve compreender isso.
Violência gera mais violência. Esse tipo de justiça não é a resolução do problema, pois criminosos sempre tem grupos, gangues e familiares que vão tentar uma revanche, (o) justiceiro põe em risco sua própria segurança. Também tem a questão de estar vingando a pessoa errada, um inocente que nem se quer teve direito a um julgamento.
É até compreensível a indignação com a impunidade, as pessoas estão cansadas de verem bandidos que deveriam estar presos, cometendo novos crimes, mas não é com violência que se resolve tudo. Se o Brasil não tem justiça, então é preciso procurar outros meios para vencer a violência. Gandhi conquistou a independência da Índia passivamente. É através da justiça com as próprias mãos que a sociedade vai esquecendo seus valores e o mundo se tornando cada vez mais violento.
Comentários do corretor
Atenção para a coesão estrutural do texto. A introdução precisou de revisão para que fizesse sentido.
No geral, bom texto. No entanto, é preciso organizar suas ideia de forma mais clara e coerente. Atenção também para a pontuação e a grafia corretadas palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |