Na busca por justiça, de forma erroneamente errônea, alguns grupos de pessoas passaram a praticar atos de violência contra ladrões, passando a ser conhecidos como: justiceiros. É notório que os assaltos e roubos acontecem frequentemente, mas não cabe ao cidadão tomar as devidas providências, já que esta responsabilidade é do Estado.
Nos últimos dias, a forma como a sociedade procurou – de modo antidemocrático – combater a criminalidade, causou a indignação de alguns e teve o apoio de outros. Em vista dos acontecimentos, a forma grotesca como esses “cidadãos” passaram a agir, infligi infringe a Constituição e os Direitos Humanos, responsável responsáveis pela justiça e asseguramento dos direitos básico dos seres humano.
As justificativas ditas pelos “vingadores”, como o estado de inércia do Estado, é aceitável, mas as suas ações são inaceitáveis. Resolver os problemas com as próprias mãos, só tende a intensificar a violência de ambos os lados, criando um atrito entre vítimas que passaram por algum tipo de agressão ou violência e ladrões, o que dificulta a ações de combate a à onda de crime que assola nosso país.
Portanto, deixem a nação, o tribunal judiciário e as polícias colocarem suas mãos nesses casos, pois cabe a estes, a forma correta e legal de providenciar as devidas punições a serem aplicadas nos aos criminosos, e garantir a segurança da sociedade.
Comentários do corretor
Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de número (singular e plural), a pontuação e o uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém não extrapola o senso comum. Traga mais informações para a redação, explore melhor as afirmações com argumentos embasados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |