Os justiceiros.* - Banco de redações


Justiça com as próprias mãos?

Enviada em: 06/03/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos dias o Brasil vem sofrendo com a violência, com a falta de organização e a incapacidade da segurança pública; contudo alguns indivíduos resolveram fazer justiça com as próprias mãos.

Diante disso, grupos de pessoas conhecidos como “justiceiros” resolveram unir-se para julgar e condenar suspeitos de cometer algum ato criminoso, não esperando o poder público tomar as devidas soluções; assim fazendo justiça com as próprias mãos, punindo-os com agressões, espancamentos e até a execução.

Fato ocorreu no Rio de Janeiro, em que um garoto de 15 anos foi acorrentado ao poste, tendo suas roupas arrancadas e foi espancado, isso se deu por ele ter cometido pequenos furtos. Mas não acabou por ai, pois ocorreu ocorreram inúmeros casos em que os “justiceiros” resolveram fazer justiça com as próprias mão.

Com isso muitas pessoas concordam com os “justiceiros”, com a ilusão de que os problemas estão sendo resolvidos, porém, com isso, só aumenta a violência, as agressões e a brutalidade nas cidades.

Contudo, diz que todas as pessoas tem têm direitos e deveres iguais perante as leis, que nascem livres e iguais, que tem têm liberdade de ir e vir, segurança, liberdade de expressão, mas isso só passa de uma teoria? E a prática? Há várias leis e decretos, mas o que adianta haver tantas leis e decretos que não são respeitados e postos em prática. (?)

Podemos observar que os direitos básicos dos cidadãos devem ser garantidos pelo Estado, porém isso não está acontecendo, como consequência disso está aumentando os casos de violência no Brasil.As leis devem ser refeitas, devem ser mais rigorosas, com mais aptidão e com maior capacidade de julgar os casos para acabar com essa violência. 

Com isso, cabe ao poder público tomar as devidas soluções para os problemas e assim acabarem com esses grupos que estão agindo com suas próprias regras, em que por pelas devidas circunstâncias também estão cometendo crimes e merecem ser punidos.

Toda via, os que mais sofrem com essas violências são os jovens, os pobres, negros, aqueles que moram nas favelas, os gays, entre outros.

Portanto devemos mudar essa ideia de fazer justiça com as próprias mãos, deixar isso para o poder público tomar as devidas soluções cabíveis para esse tipo de violência(,) só assim isso irá trazer mais segurança para a sociedade.

 

 

 

Comentários do corretor


* Não use ponto final no título

Atenção para o devido uso de conectivos (com isso, assim etc), à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à grafia correta das palavras.

O texto está um pouco extenso e redundante. Procure ser mais objetiva. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente