Nos últimos meses um assunto tem sido alvo de diversos questionamentos, os movimentos sociais que atraem jovens geralmente de periferias ficaram mais conhecidos como “rolezinhos” e atraíram a atenção da mídia nacional e internacional. O assunto tem sido muito debatido e gera muita polêmica, pois afinal, esses encontros devem ou não ser proibidos?
Com a popularização das redes sociais, a interação entre jovens tornou-se cada vez mais simples e foi com essa facilidade (que) surgiram os famosos “rolezinhos” (,) que em primeiro momento surgiram como forma de diversão, mas que depois se transformou em tumultos e confusões. Alguns Shoppings foram obrigados a fecharem suas portas, pois os encontros se tornaram cada vez mais frequentes e o número de roubos e depredações a lojas aumentou.
O assunto gera polêmica, pois muitos alegam que as atitudes tomadas pelos shoppings são de discriminação social, como a proibição destes encontros e a proibição de entrada de menores sem o responsável. Muitos definem esse movimento como uma forma de manifestações popular, mas depredações e assaltos não fazem parte de elementos de uma manifestação(,) como muitos afirmam.
Diante da situação descrita, torna-se evidente que proibir os rolezinhos não é a melhor solução, contanto que os mesmos sejam realizados em locais apropriados e que não ofereça nenhum tipo de perturbação ou risco à população. O governo também possui um papel importante na solução do problema, já que o mesmo poderia investir na educação do país, pois assim daria a oportunidade de todos usufruírem do mesmo bem, mas de uma forma civilizada, sem tumultos e sem prejudicar o outro. "Um país de todos".
Comentários do corretor
Texto bem objetivo e bem escrito. No entanto, o tema foi abordado de forma superficial. Faltaram fatos, análises, citação de fontes, tudo para subsidiar seus argumentos. Aproveite a coletânea oferecida e pesquise o tema antes de escrever o texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |