A internet virou um meio de reunir pessoas no século XXI, como acontecendo com a Primavera Árabe ocorrida no Oriente Médio e as Manifestações por direitos no Brasil. Contudo, ao invés de mobilizar pessoas para agir em bem comum, a internet também virou um meio de disseminação de encontros nos Shopping Centers, com pessoas que se vestem de forma parecida e ouvem funk.
A partir de então, começou o debate: um grupo ir ao shopping é crime? As lojas perderam 25% (vinte e cinto por cento) do seu movimento, decorrente desses encontros que assustam aqueles que marcam a sua ida ao shopping para de se divertir e acabam encontrando uma quantidade de pessoas da periferia que lota o espaço em horas. Grupos de amigos não são vistos com indiferença nas reuniões em lugares públicos, seja para comemorar um aniversario, festa e/ou casamento.
Em suma, há uma grande diferença entre esses grupos e os ''rolezinhos'', já que o primeiro não concentra milhares de pessoas e também não fazem ''passinhos'' de bailes noturnos em corredores públicos. Portanto, não se pode considerar um delito a reunião de pessoas em um lugar público, mas, deve agir com cautela em detrimento* aos atos. Haja vista, que, lugares lotados tornam-se oportuno para crimes e furtos, pois é de difícil identificação infringente.
Comentários do corretor
*detrimento: Causando prejuízo ou desvantagem em/a - o uso deste termo neste trecho do texto está incoerente.
Em alguns trechos do texto não fica clara sua posição sobre o assunto. Quando é ressaltada a diferença entre um grupo de amigos e um rolezinho, aparentemente há uma crítica aos rolezinhos. Depois, defende-se que não podem ser vistos como delitos. Organize melhor suas ideias e argumentos antes de escrevê-los, para tornar o texto mais coeso e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |