A Pobreza Desorganizada - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 17/02/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Discriminação racial, preconceito, intolerância... Estas são as principais razões para a criação de um movimento que reúne centenas de jovens da periferia em locais públicos que buscam pela "liberdade social", (o) chamado rolezinho.

Derivado do termo rolé, que significa passear, "dar uma volta", o rolezinho vem ocorrendo em diversos shoppings, praças, lugares de distração em geral, demonstrando caráter pacífico, entretanto, de acordo com empresários, donos de shoppings e comandantes da polícia militar, o rolezinho pode assumir caráter violento.

Devido a intensa aproximação de jovens e as redes sociais, como o facebook, a internet está se transformando no centro de comunicações comunicação de jovens que participam do movimento (e) que desejam usufruir de locais públicos destinados à pessoas da classe média alta; desse modo esse movimento está ganhando cada vez mais adesão.

Entretanto, o rolezinho afeta áreas tanto econômicas quanto sociopolíticas; economicamente, o movimento nos shoppings têm se reduzido principalmente ao medo por parte dos compradores; sociopoliticamente, o rolezinho apesar de seus ideais de inclusão social serem admiráveis, em contrapartida, limita a liberdade de pessoas que costumavam usufruir de passeios pelos shoppings e que não possuem ligação com seus ideias ideais.

Em síntese, os rolezinhos não têm conciliado seus ideais as às respectivas práticas, além de necessitar de uma melhor base organizacional, pois desse modo incitaremos o governo a distribuir ainda melhor a renda nacional, e assim será diminuído drasticamente o índice de pobreza e a consequente discriminação ou exclusão social causadora de tamanhas revoltas sociais.

Comentários do corretor


Sua argumentação e sua conclusão a respeito do rolezinho não foram capazes de tornar claras suas ideias em relação ao movimento. A análise ficou superficial. Leia mais a respeito, pesquise, use dados e fatos e redija uma conclusão clara, objetiva. 

Atenção também para a grafia correta das palavras.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente