Muro da Vergonha - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 08/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Custa acreditar que a vitrine do Brasil para mundo (,) a Cidade do Rio de Janeiro (,) retrocederá aos acontecimentos mundiais, pois o próprio Muro de Berlim desmoronou. É de estranhar que um prefeito eleito pelo povo - embora com uma irrisória vantagem - possa decretar um ato tão cruel com os moradores daquela favela, a qual precisa de investimento, fiscalização do poder público e regramentos para não construírem o que não pode construir.
As comunidades carentes carecem de poder público (em) seus seios e não isolarem naquele submundo e devassidão como querem nossos governantes.
Fazer construir um muro sob o prisma da crescente especulação imobiliária ou até mesmo das construções desordenadas no interior da favela, é demonstrar tamanha incoerência administrativas. Especialmente, (na) favela da Rocinha, explora-se o um comercio formal, como: faculdade, farmácia, turismo, entre outros. Porque não então fazer com que poder público de modo geral atue continuamente no interior daquela comunidade. (?)
Para conter as construções desenfreadas das comunidades carentes, os governantes deverão unir esforços no sentido de construir casas populares que tenha saneamento básico, rede elétrica e serviços de infra estrutura adequados para a população local

Comentários do corretor


1: Cuidado com as expressões utilizadas em seu texto. Procure ficar atento à forma culta e objetiva da Língua Portuguesa, deixando de lado a maneira usada na oralidade. No caso, o melhor seria utilizar "É difícil acreditar".

2: Verifique os termos em parênteses, pois eles foram inseridos para ajudar na compreensão de que maneira a frase seria melhor escrita.

3: O pronome "daquela" deve fazer referência expressa e objetiva a um termo já citado anteriormente. Como você não citou o nome de nenhuma favela o termo fica errado.

4: Cuidado com a repetição de termos e ideias. Utilize sinônimos para sanar este problema. No caso, o melhor seria usar: " As comunidades carentes necessitam do poder público..."

5: Fique atento para a concordância nominal. O certo é incoerência administrativa e casas populares que tenham.

6: Verifique o uso da vírgula e veja se ela não está cortando o raciocínio proposto. Não é só porque existe um advérbio que necessariamente deve constar uma vírgula depois dele.

7: Cuidado com os termos utilizados. Você pode até usar a palavra , mas tente inseri-la melhor no contexto, de maneira que ela não prejudique sua redação.

8: Por que em início de pergunta se escreve separado.

9: O certo é " Porque, então, não fazer..."

10: Verifique a concordância verbal. O certo seria "os governantes deveriam".

11: As frases em vermelho estão bastante confusas, prejudicando o desenvolvimento do texto. Fique atento para a disposição das ideias, para que elas, de maneira ordenada, facilitem a leitura e a correção de sua redação. Evite escrever da maneira como pensa e prime pelo uso do padrão culto, formal e objetivo da Língua Portuguesa.

 

Avaliação Geral: Sua redação apresenta sérios problemas tanto na estrutura textual quanto no desencadeamento das ideias sugeridas. Dessa forma, tente se concentrar melhor na hora de escrever seu texto para que ele não possua erros no desenvolvimento do raciocínio e siga os padrões de linguagem formal esperados em uma dissertação.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente