Originando-se Originou-se em São Paulo e logo disseminando-se disseminou-se por todo Brasil. O rolezinho que é uma palavra derivada de rolê, gíria muito utilizada por jovens principalmente da periferia, com significado de dar um passeio para se divertir e reunir os amigos. Ao menos essa seria a proposta inicial segundo os próprios integrantes do rolezinho.
Porém não é o que de fato acontece. Tumulto, correria, baderna até roubos são palavras que vem sendo características desse novo movimento. Enquanto alguns querem se divertir como afirmam, oportunistas aproveitam da situação pra se infiltrarem gerando desordem nos shoppings. Os shoppings(,) por sua vez(,) sendo propriedades privadas(,) fecham as portas no intuíto de se proteger. Afinal(,) qual logista gostaria de ver sua loja saqueada ou depredada, (?) com as lojas fechadas clientes não compram e até evitam o local. Assim gerando um grande prejuízo para as lojas e seus clientes.
Os jovens(,) por outro lado, culpam o governo por falta de áreas de lazer, e outra pauta importante que surgiu nos rolezinhos, foi a alegação de que os jovens são vítimas de discriminação. Mostrando um tom mais político, assim fazendo movimentos socias aderirem aos rolezinhos. E o rolezinho foi ganhando mais força e destaque. Outro fator a se citar é o despreparo da ação policial nesses movimentos, reprimindo os jovens de forma violenta e consequentemente gerando mais violência. E assim a ideia de passear, conhecer pessoas, se divertir se perde cada vez mais dentre problemas sociais a se solucionar.
As alegações dos jovens são pertinentes, porém nada justifica o transtorno que esse movimento vem causando. Ações para tirar os jovens do ócio através da educação, e o diálogo mais direto com o governo ouvindo os jovens e suas reividicações. Poderiam ser boas alternativas para chegar em um senso comum.
Comentários do corretor
Seu texto faz uma análise pertinente sobre o tema proposto. Atenção apenas para a pontuação do texto, a grafia correta das palavras e o uso de verbos flexionados de forma adequada.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |