É clarividente notar que os jovens nos últimos tempos têm se sobressaído diante de fatos que estão implicando a sociedade. A atual mobilização em destaque tem sido o chamado “rolezinho”, que vem sendo alvo de conversações pelo país. Logo, é possível perceber a participação dessa geração contemporânea que, desde Junho de 2013, tem feito parte, com mais êxtase, de manifestações populares.
Jovens da periferia têm sentido a necessidade e o desejo de interromper com a hierarquia social e provar ao povo brasileiro que fazem parte de uma mesma esfera. Diante disto, ergueram-se as vozes e iniciaram uma busca incessante por direito, respeito, dignidade, igualdade, liberdade, educação, saúde e outros atributos que determinam o alvo desses jovens. Os rolezinhos remetem uma forma de chamar a atenção do povo preconceituoso brasileiro que acreditam na aparência, estilo e condições econômicas como garantias de privilégios na sociedade, mostrando que são capazes de frequentar os mesmos lugares que estes. Essas reivindicações preocupam os administradores e frequentadores dos templos de consumo, uma vez que, julgam ser uma atitude criminosa e, consequentemente a isto, (há) o trágico envolvimento da polícia que de forma violenta tentam combatê-los.
Assim como houve as manifestações de Junho de 2013 de forma pacífica em que, surpreendentemente, a geração jovem esteve em grande destaque , provando que, de fato, estão dispostos a lutar por um país melhor e mais justo, de forma pacífica(,) também a população periférica querem se sentir aceitos aceita e, de alguma forma, romper com a distância entre eles e a massa. Diante deste quadro é possível erguer-se o questionamento de onde está a democracia que tanto defendem, onde está a forma de acabar com o preconceito e ir em busca de igualdade e inclusão social que, infelizmente, a população brasileira se limita a certos atributos criando barreiras e anulando oportunidades para uma sociedade mais justa. Sendo assim, é possível perceber a falta de liberdade de se expressar diante de uma população hipócrita que visam defender tais direitos e não o concretizam.
Correlacionado a isso, cabe as às forças governantes adotarem medidas de uma democracia mais sólida, a fim de igualar as vozes e fazer da periferia um povo aceito, para que a ditadura da aparência não se sobreponha ao ser humano e seus valores, e com isso não haja necessidade de tais reivindicações por direitos, consolidando portanto, medidas de inclusão social para progredir em um mundo melhor que é, sobretudo, possível.
Comentários do corretor
Excelente texto! Argumentos bem elaborados, visão crítica, coesão. Muito bom!
Atenção apenas para a concordância de número (singular e plural) e o uso da crase.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |