Os recentes conflitos em shoppings de São Paulo e de várias cidades brasileiras popularizaram um fenômeno social que está se propagando: os rolezinhos. Os protagonistas, jovens da periferia, dizem que são encontros informais organizados através das redes sociais, com o intuito “de paquerar, se divertir e comer no McDonald’s”.
O rolezinho pode ser uma celebração para alguns ou pode ser um receio para outros: seis mil destes jovens compareceram em um shopping paulista, no qual, o número de pessoas assustou lojistas e clientes, causando represália por parte da polícia. Logo, a ideia de milhares de jovens frequentarem um mesmo espaço, em que pais levam seus filhos para fazer compras em tranquilidade é um tanto perturbador. A ideia de civilidade, neste contexto, não se enquadra com as atitudes dos jovens.
Com isso, muitos shoppings tiveram queda no movimento, como afirmou a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e muitos destes estão fechando as portas. O que preocupa os administradores é o fato de que estes eventos possam se tornar “arrastões”, causando furtos nos centros comerciais. Além disso, muitos shoppings conseguiram liminares para impedir a realizações dos encontros, colocando como argumento que tais encontros podem colocar em risco a vida de trabalhadores e clientes. E há a ideia de que estes acontecimentos sejam equiparados às manifestações de junho de 2013, o que poderia prejudicar o andamento da Copa do Mundo.
Por outro lado, impedir através de uma repressão ou de uma liminar judicial, que estes jovens frequentem templos de consumo e até mesmo levar estes jovens para outras áreas, levando em conta o fato de que vêm de favelas, reforça a ideia de segregação e discriminação racial e social. A ministra Luiza Barros afirmou até que está ocorrendo uma espécie de apartheid nesses locais, devido o racismo que ainda ocorre na sociedade brasileira.
Sendo assim, a atitude de um jovem da periferia querer se divertir e ouvir funk em um shopping pode ser incômodo, mas* a quantidade de pessoas que frequentam o estabelecimento assusta. O encontro de milhares de pessoas em qualquer lugar, de maneira inesperada, causa desconfiança e receio. Portanto**, a população deve se manter tolerante diante destas situações. De uma maneira indireta, o rolezinho critica exatamente isso: a cultura do consumismo, o preconceito em relação às classes menos abastadas e a luta pelo reconhecimento de uma classe que é vista de uma forma negativa pela sociedade.
Comentários do corretor
* mas tem valor adversativo, e o que está escrito anteriormente não é um contra argumento para o que vem a seguir, portanto, a conjunção ficou deslocada.
** aqui observa-se que, apesar de do encontro de milhares de pessoas causar desconfiança, a população deve se manter tolerante. Aqui há adversidade. O uso do portanto não denota este sentido. Um "mas" ou "porém" seria o ideal.
O texto estava bom até a conclusão, em que o uso de conjunções de forma equivocada fez com que a argumentação perdesse seu sentido e se tornasse confusa. Atenção!!
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |