No final de 2012 2013 começaram a acontecer os chamados "rolezinhos", encontros que reúnem grande quantidade de jovens das periferias, que comumente acontecem nos Shoppings. Isso provocou muita polêmica em relação à segurança nesses locais. Os lojistas e as pessoas que frequentam esses Shoppings temem que isso se torne manifestação ou arrastão. Mas até que ponto esse temor pode acontecer sem ser considerado preconceito?
"Eu tenho um sonho que meus filhos vão um dia viver em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, e sim pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje”. Essa frase foi parte do discurso de Martin Luther King na manifestação de 28 de agosto de 1963 em Washington, na luta contra a segregação racial nos Estados Unidos.
Bob Ross, americano que participou do evento diz: "Nossa missão ali era só acabar com a segregação". No Brasil isso pode ter o mesmo sentido, mesmo que não haja lei que discrimine qualquer pessoa, mas a intenção é adquirir o reconhecimento pelas outras camadas da sociedade.
Para os jovens esses encontros servem para se divertirem e ao mesmo tempo chamarem atenção com suas roupas de grife e tênis caros, ouvindo funk ostentação ou dançando passinhos. Porém(,) agora com a repercussão de esses desses encontros terem intenções pejorativas, os shoppings e as outras classes sociais quererem encerrar isso e a justiça estár discutindo o assunto, a nova ideia dos participantes é dar ênfase a à discriminação e tornar isso uma forma de manifestar contra a segregação.
Mesmo essas reuniões acontecerem de forma pacifica e sem depredações os locais acabam tornando-se tumultuados, deixando quem não deseja participar pouco à vontade. O que resulta em desmoralização do ambiente e os lojistas perdendo seus clientes que ficam insatisfeitos com a situação.
Portanto deve-se deixar que atuem livremente, apenas com supervisão da polícia e das autoridades, desde que não façam nada que desrespeite a lei. Pois apenas querem ter os seus direitos como os outros cidadãos das outras classes, podendo ser reconhecidos por sua cultura e que isso seja respeitado e não julgado como depreciativo.
Comentários do corretor
Bom texto, com visão crítica a respeito do assunto proposto. Porém faltou coesão em alguns trechos, como um elo de ligação entre os dois últimos parágrafos.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |