Rolezinho e o preconceito - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 16/02/2014

Status:

Corrigida
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Rolezinho, não é uma coisa nova de se ouvir, já ouvíamos a gíria da conhecida frase ‘vamos dar um rolezinho?’, mas no começo deste ano a gíria ganhou uma nova interpretação. Jovens das periferias das cidades programam um rolezinho pela internet, mas estes programas possuem vários convidados de centenas(,) até milhares de jovens.

Estes roles, como são chamados pelos jovens, são programados para eles irem até os shoppings de luxo das cidades, para se divertirem, (.) eles dançam e cantam como em uma festa no meio dos corredores. Para o outro público que frequenta os shoppings eles são vistos como marginais e acionam a polícia para acabar com a folia dos jovens.

Bom* o que a polícia pode fazer, proibir os encontros destes jovens? Em algumas cidades isto foi o que aconteceu, a justiça proibiu a entrada dos jovens em ‘bandos’ nos shoppings de luxo, mas em outras cidades foram os próprios seguranças dos shoppings que acabaram com festa dos jovens.       

Para os frequentadores destes rolezinhos, o intuito é se divertir e fazer novas amizades, mas para outras pessoas a intenção (é) de entrar em grandes grupos e de poder provocar um arrastão ou coisas do gênero. Isto que vemos é um fato muito conhecido em nosso país, o preconceito.

Porque Por que jovens da periferia não poderiam frequentar shoppings de luxo, existe alguma lei proibindo a entrada de pessoas de baixa renda? Bom pelo que conhecemos essa lei não existe, mas se um dia ela for criada poderemos dizer que nosso país esta vivendo um problema que já aconteceu em outros lugares, o Apartaid Apartheid.

Se isso acontecesse o Apartaid Apartheid seria de renda e não de raça. Se uma pessoa tem uma renda alta ela poderia frequentar os shoppings de luxo, mas se pelo contrario, ela tivesse uma renda baixa teria que se contentar em ficar em sua periferia e não poderia conhecer outros lugares mais bonitos, como os shoppings de luxo.  

Comentários do corretor


*O uso do termo "bom" neste trecho denota informalidade, o que não é característica do texto dissertativo.

Atenção para a acentuação, a grafia correta das palavras e os diversas formas de escrita do porque. No caso, quando se trata do início da pergunta, deve ser escrito separado e sem acento.

Seu texto apresenta uma visão crítica sobre o tema, apesar de que a análise poderia ter sido enriquecida com exemplos, citações, fatos.

Continue exercitando sua escrita!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente