Em um contexto social, os “rolezinhos” surgiram como forma de manifestação de jovens de classe baixa, em sua maioria negra. Os encontros são marcados pelas redes sociais, o primeiro aconteceu no Shopping Itaquera, em São Paulo, e o movimento já se espalhou por todo Brasil.
Os participantes entram em shoppings, inicialmente pacíficos, mas logo em seguida começam (a) tumultuar os corredores dos mesmos, ouvindo “funk ostentação”. Porém, não satisfeitos em só badernar os locais com músicas, já há registros de correrias, e roubos de lojas dos shoppings, dando prejuízo aos proprietários, que, em seus ambientes de trabalho, privado, são sujeitos à a ações baderneiras como estas. O que deve ser feito para conciliar os desejos dos jovens revoltosos e a segurança dos proprietários e consumidores destes locais?
Como forma de diminuição desses movimentos, alguns shoppings solicitam liminares para proibir a entrada de jovens participantes do “rolezinho”, isso já está sendo considerado por alguns como uma apartheid à brasileira, será? Porque Por que a entrada de jovens que irão bagunçar, tumultuar, roubar, não pode ser proibida? Preconceito? Ao cometerem esses atos ridículos, o preconceito, a segregação só aumenta às até suas entradas serem proibidas. A “guerra” entre classe alta/média e classe baixa (em sua maioria, negros) irá permanecer por um bom tempo, e os “rolezinhos” também.
Por conseguinte, conclui-se que os atos de bagunça, são desprezíveis, e devem ser parados. Não há solução imediata para esse problema (além da proibição), o que resolveria em longo prazo esse preconceito que pessoas de classe baixa acreditam que ocorre, seria investimento em educação, assim, todos teriam oportunidades semelhantes de trabalho e estudo, em infraestrutura das regiões habitadas por essas pessoas. Os “rolezinhos” não estão nem perto de pararem, os jovens estão revoltosos, mas eles não querem mais apenas protestar, eles querem bagunça, destruição da elite.
Comentários do corretor
Seu texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, analisando apenas um lado de uma questão que é mais complexa. Faltou essa discussão no desenvolvimento do texto, antes de chegar à conclusão.
Atenção para o uso do "por que", para a grafia correta das palavras e para o uso da crase.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |