Por trás das reclamações dos logistas lojistas existe uma marca cultural discriminatória. Do outro lado o governo, que até possui o Ministério da Igualdade Racial, tenta conter tal ato de violação à liberdade quando repudia tal ato*.
Os proprietários dos centros de compras mostram-se parcialmente avessos à participação econômica da nova classe média brasileira, por conta de um pensamento até então ultrapassado de que os negros, que são maioria na nova classe média brasileira, trazem sempre riscos aos demais cidadãos.
Tal pensamento, oriundo dos mais abastados econômicamente, onde os brancos predominam, são combatidos principalmente pelo governo federal que afirma a necessidade de diálogo entre os envolvidos. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, foi veemente quando afirmou que tudo isso não passava de um medo fundamentado no racismo.
É necessário que a cultura discriminatória, um dos maiores legados deixados por nossos colonizadores seja quebrada, tornando-se um grande passo para o total desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.
Comentários do corretor
* Qual ato? Você não introduziu o assunto no texto. Observe que, até omomento, o leitor ainda não sabe do que se trata.
Seu texto fala de discriminação social/racial, mas observe que em momento algum os rolezinhos forem citados. Houve, portanto, fuga ao tema, por isso a redação será zerada.
Atenção ao foco da proposta!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |