Estamos presenciando atualmente as manifestações que estão acontecendo das grandes às pequenas cidades. Desde o fim de 2013 que os jovens estão marcando encontros através das redes sociais, e planejando os locais onde serão feitos os eventos.
São adolescentes que tem têm um objetivo em incomum, pertencentes em (a) uma sociedade que é capitalista e com índice de analfabetismo relevante, os jovens estão cobrando com maior frequência os seus direitos.
Os rolezinhos estão sendo um manifesto atual organizado por adolescentes(,) especialmente os da zona leste de São Paulo, nos shopping centers. O primeiro “role” que ganhou repercussão aconteceu no Shopping Metrô Itaquera, Zona Leste de São Paulo, em 8 dezembro. Os responsáveis pelo empreendimento do shopping não concordaram com as práticas dos rolezinhos e argumentaram que temiam as infiltrações de pessoas mal intencionadas, sendo que os mesmos entraram com um processo na justiça contra essa prática.
Concluímos que esta ação, apesar de trazer benefícios à população, gera também um desconforto, pois o local escolhido pelos manifestantes não é adequado a à prática desta natureza, uma vez que é privativo. Esta ação poderia acontecer em locais públicos e sem a ação de vândalos.
Comentários do corretor
Os próprios participantes dos rolezinhos afirmam que não se trata de manifestação, mas sim de diversão. Qual a sua análise a respeito dessa afirmação? O texto explorou o tema de forma superficial. Pesquise mais, leia a respeito.
Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |