O início de 2014 foi marcado por uma nova forma de encontros, os chamados Rolezinhos. Caracterizados pela grande movimentação em shoppings e planejados em redes sociais por jovens de periferia, essa nova modalidade de passeio assustou os outros visitantes e lojistas, causando-lhes estranheza quanto à finalidade de tais encontros.
A causa de tamanho espanto está no fato dos participantes e organizadores serem numerosos e terem sido expulsos dos shoppings por força policial nas primeiras datas. Outra interpretação também se baseia na suspeita de que esses grupos fossem uma ameaça de supostos arrastões, muito frequentes no litoral carioca onde os delinquentes se valem da distração das vítimas para levarem seus pertences.
Lojistas apoiados por autoridades políticas de diversos Estados propuseram um projeto de proibição desses Rolezinhos, obtendo êxito em alguns lugares e em outros não, já que a suspeita de roubos e assaltos não é uma iminência a ser considerada e os encontros acontecem em locais públicos, nos quais é permitida a visita de todas as pessoas de acordo com os direitos civis.
Porém, ignorando todo o pavor que os tumultos causaram na grande maioria, os Rolezinhos também podem representar uma simples confraternização dos jovens, interessados em novas amizades e diversão nos locais públicos; já que, o meio de agendar os encontros se faz com o uso de redes sociais, onde a universalidade das relações é algo característico.
Dado isso, por hora, os encontros se tornaram mais escassos e a ideia que se tinha de obscuridade por trás desses aglomerados de jovens não se concretizou. Logo, é indispensável a perspicácia do serviço de segurança dos lugares alvos desses movimentos, pois com tantas opiniões, e nenhuma conclusiva, fica inerente a todos os não participantes o real significado desses Rolezinhos.
Comentários do corretor
Não ficou claro no texto qual o seu posicionamento e a sua visão sobre os rolezinhos. Você fez um apanhado de interpretações sobre o tema, mas não deixou clara a sua posição. Atenção!
No geral, bom texto, com bom domínio da norma padrão e estrutura coesa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |