Um recente movimento social, denominado “rolezinho no shopping”, vem ganhando destaque nos noticiários, especialmente porque fez vir à tona uma recorrente questão social: afinal, os jovens das classes mais baixas da sociedade são discriminados pelos membros das camadas sociais mais elevadas?
Primeiramente, há que se mencionar como funciona o manifesto: jovens moradores das periferias dos grandes centros urbanos assumem o compromisso, através das redes sociais, de se encontrarem, com o mero intuito de se divertirem, naquilo que hoje é um dos grandes templos de consumo da sociedade atual, os shopping centers. Posto isso, deve-se analisar o motivo principal que fez emergir o movimento. Assim, acredita-se que o ato surgiu como uma resposta cultural dos jovens das periferias, motivado por um possível término dos bailes funk, fazendo com que essa juventude marginalizada buscasse nos shoppings um novo reduto para concretizar as suas expressões comportamentais.
Entretanto, tal manifestação não foi bem aceita por aqueles que frequentemente convivem em grandes shoppings, a classe média. Assim, criou-se a polêmica: os idealizadores do “rolezinho” afirmam sofrer tratamento preconceituoso vindo das outras pessoas. Estas, porém, argumentam que o grande número de indivíduos que o movimento traz consigo faz com que o ato se torne uma grande ameaça ao ambiente, uma vez que se cria uma expectativa de que algum evento ruim possa ocorrer (pequenos furtos ou até mesmo um “arrastão”, por exemplo).
Desse modo, a opinião pública se divide. Assim, alguns se solidarizam com a causa dos manifestantes, já outros entendem as razões daqueles que se mostram insensíveis ao movimento, não havendo portanto discriminação social destes com aqueles. Já as autoridades públicas criticam aqueles que não aceitam os “rolezinhos”. Contudo, crê-se, na verdade, que o governo estaria mais preocupado com as consequências de que uma possível rejeição ao movimento poderia provocar, uma vez que, assim, poderia se originar mais um grupo de manifestantes insatisfeito com as ações do Estado, e tudo isso num período de realização de Copa do Mundo de futebol no país.
Comentários do corretor
Boa análise da situação, mas qual seria a sua opinião sobre o tema? Você expôs as opiniões que vemos relatadas em artigos e em notícias, mas faltou concluir com o seu olhar a respeito do tema, o que também é parte de uma dissertação.
No geral, bom texto, com ótimo domínio da norma padrão e ideias coesas.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |