Uma das manifestações mais atuais que divergem opiniões sobre sua verdadeira face é o “Rolezinho”, que seria um encontro de um grande grupo de jovens de periferias em shoppings com o intuito de se encontrar, paquerar e se divertir. Esse assunto se tornou polêmico pelo fato desse contingente ser repreendido por policiais a pedido de comerciantes. Todos esses fatos nos fazem indagar sobre os motivos e as verdadeiras vítimas nessa história.
A existência de uma desigualdade econômica está atrelada a fatores históricos ocorridos em nosso país. No entanto, a luta por uma sociedade mais igualitária se faz cada vez mais presente, tentando acabar com o rótulo (que) de modo geral intitula que os pobres são pretos e marginais e brancos são abastardos e de bom caráter e que(,) por esse motivo(,) devem viver em mundos distintos.
A consequência de toda essa distinção existente entre a sociedade é refletida em casos como o dos eventos Rolezinhos. Os jovens querem se divertir em lugares considerados “bacanas”(,) independentes da sua classe social e do poder econômico dos frequentadores desse meio, sem diferenciação, isso também, paralelamente associado a à carência de ambientes públicos de lazer para os jovens resulta em tais eventos. O que é evidente também,é o medo existente entre os comerciantes de que esses grupos tragam consigo vândalos infiltrados, e que melhor atuariam devido ao alto número de pessoas em um só local, apontando um outro problema existente que é a marginalização, ainda grande da população de classe de renda baixa.
O correto seria investir em novos ambientes de lazer, somado a políticas sociais e educacionais realmente funcionais à população(,) além de acompanhar policialmente ambientes com grande número de pessoas para evitar tumultos e vandalização vandalismo. A proibição da entrada desses jovens em shoppings para a prática dos rolezinhos não resolverá o problema de fato, apenas evidenciará fatos de um problema muito maior que está enraizada enraizado de forma profunda no Brasil.
Comentários do corretor
Atenção para a concordância de número (singular e plural), para a grafia correta das palavras e o uso de crase.
Você fez uma análise crítica e abrangente do tema proposto, com uma conclusão coerente com sua argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |