Existem diversas interpretações a respeitos dos “rolezinhos” e este está sendo um assunto muito retratado ultimamente. Muitos que vivenciam essa ação ficam preocupados, pois quais são as intensões intenções desse grupo? Até onde isso pode chegar?
A aglomeração desses grupos é sempre em locais públicos da área nobre da cidade e são sempre combinados em redes sociais(,) fazendo com que consigam um número maior de jovens. Para os comerciantes, esse tipo de situação causa medo e insegurança, pois não sabem o verdadeiro propósito do grupo e(,) por mais que muitos não participam participem de atos violentos(,) sempre tem aqueles que vão para criar desavenças.
Outra questão é sobre a segurança dos locais onde são feitos os encontros. Geralmente são marcados sem nenhum tipo de policiamento e isso é muito grave, tanto para os próprios jovens quanto para os comerciantes e todos em sua volta, pois, como já citado, muitos vão para criar confusões, para aproveitar a situação e saquear os comércios. Com a segurança nos locais garante mais conforto a aqueles que estão sem más intenções e podem até passarem algumas informações e novas ideias e não apenas estar lá para puni-los.
Infelizmente, querendo ou não, julgamos as pessoas pela aparência. Muitos que participam desse “rolezinho” são da periferia, usam roupas de marca e querem mostrar, querem chamar atenção, para que a população da zona nobre veja que eles também podem frequentar esse tipo de ambiente. Porém, não é dessa forma que vão acabar com a descriminalização descriminação racial, existem diversas formas para combatê-la de maneira legal e compreensível, principalmente com ajuda de autoridades e da escola, pois podem criar mais espaços e lugares para lazeres e encontros dos jovens.
Comentários do corretor
O texto aborda o assunto proposto, porém de forma superficial. Utilize os textos de apoio e pesquise mais a respeito. Usar fatos e citações dos envolvidos ajuda a enriquecer a argumentação.
Atenção também para a grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |